
Aprenda a comprar bananas.
Certa vez um funcionário de uma fábrica foi reclamar ao seu patrão, porque um outro funcionário estava na empresa há apenas um ano e já havia sido promovido a gerente de setor e o salário triplicado.
Chegou e disse: Seu Joaquim preciso de uma conversa séria com o senhor; -seu Joaquim disse: Pode falar amigo! -Olha aqui seu Joaquim trabalho aqui há doze anos, nunca faltei um dia sequer, nunca atrasei, e estou no mesmo setor, e nunca fui promovido a nada e aumente de salário somente os índices do governo; enquanto o fulano de tal chegou aqui e apenas em um ano já é gerente e está ganhando muito mais do que eu; isso não está certo! – bradou o homem.
Seu Joaquim com toda a paciência disse: calma amigo, amanhã as 9h, vamos nos reunir, eu você e o fulano de tal e resolver sua situação, está bem assim?
O Funcionário concordou e saiu resmungando e dizendo que no dia seguinte seria promovido e passaria a ganhar como o fulano de tal, se ausentou todo ansioso.
Chegado dia seguinte às nove horas, lá estavam os dois funcionários no escritório do seu Joaquim; e para surpresa de ambos, seus Joaquim disse: amigos antes de resolver esta situação preciso que me façam algo: -sabemos que estamos chegando no aniversário da fábrica e teremos nossa festa anual; peço-vos que saiam e tragam em meia hora o preço do quilo de banana.
Ordem um pouco estranha; mas ambos saíram da sala do seu Joaquim, o funcionário “antigo”, saiu reclamando, murmurando dizendo: que aquilo era papel de serviços gerais, e não dele, que queria resolver seu problema, e não saber preço de banana, e porque não ligava na frutaria, que ordem mais estranha.
Meia hora depois ambos voltam; seu Joaquim perguntou ao funcionário antigo: -e aí amigão e o preço da banana; o que ele respondeu: -olha seu Joaquim depois de doze anos de empresa nunca pensei passar por uma humilhação dessas, sair daqui só para saber preço do quilo de bananas; mas o preço a “tanto”.
Seu Joaquim perguntou ao “fulano de tal”; -e você amigo o preço da banana; e que de pronto puxou do bolso uma folha e disse: -seu Joaquim o preço da banana é “tanto”; sabendo que temos cerca de cento e vinte funcionários e colaboradores, e que em média cada um tem três pessoas por família, teremos no dia da festa juntamente com a diretoria e familiares, cerca de quinhentos pessoas.
Já calculei quantos vamos gastar com o churrasco, com as bebidas, frutas, aluguel de mesas e a empresa que vai fazer um buffet, aluguel do espaço, por tanto para toda a festa a empresa vai gastar o total de “tanto”.
Seu Joaquim vira para o funcionário antigo e diz: tá vendo a diferença, doze anos aqui e tu não sabem nem comprar bananas; viste por que estais aqui há tanto tempo e continua na mesma posição; e o outro há pouco tempo já é gerente, ganha mais e te coordena.
Por isso o Mestre ensina: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel sobre poucas coisas; eu te farei governante sobre muitas coisas, entra na alegria do teu Senhor;. (Mt. 25.21)